segunda-feira, 4 de novembro de 2019

CUSTOMIZAÇÃO DA FÉ

CUSTOMIZAÇÃO DA FÉ
O grande fenômeno de hoje não é o esvaziamento das religiões, que vão bem, obrigado. o fenômeno atual, com qual eu vou dialogar é a Customização da fé.
O que significa isso? Muitas pessoas entram numa religião concordando com algumas coisas e outras não, como se a religião devesse se adequar ao individuo e não a coletividade. Ao invés do esvaziamento humano para o preenchimento da plenitude divina, há um esforço da minha subjetividade me preencher, dos meus desejos, da minha consciência.
o coletivo passa a não ser importante e sim o que EU ACHO ou o QUE EU GOSTO.
Como funciona? Se eu quero prosperidade, o Orixá também
quer. Se eu quero que o meu candidato vença, o Orixá está ao meu lado. Se eu quero que os meus inimigos pereçam, o orixá abençoa. O orixá QUER o que eu quero. O orixá NUNCA me contraria, nunca pensa diferente de mim, nunca realiza algo que eu não goste ou não concorde, o famoso O SANTO ENTENDE!.
Essa categoria de ORIXÁS mereceria o título de “amigo imaginário” , ou seja, ao invés de eu pensar no radicalmente outro, no radicalmente oposto a tudo que
existe, eu vou pensar no radicalmente eu, SÓ INTERESSA O QUE EU QUERO, como crianças mimadas que não conseguem dividir o pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário